terça-feira, 10 de junho de 2014

Eu uso: Jogo de cartas - Pingo no i

Eu uso: Jogo de cartas “Pingo no i”

O “pingo no i” é um jogo de cartas, baralho mesmo, só que ao invés de naipes e números, existem letras. Uma ótima opção é trabalhar em grupos, ver qual paciente consegue formar mais palavras.
Você tem varias opções de como utilizar o jogo, seja como baralho mesmo, entregando um número “X” de cartas e pedindo para que o paciente forme as palavras que conseguir. Neste formato, ele pode descartar as que não interessam e pegar outras, e assim ir tentando até formar várias palavras, outra opção é ordenar as letras, entregar letras aleatoriamente e pedir para que o paciente organize a palavra, ou até entregar algumas letras que forme uma determinada palavra, dar uma dica de qual se trata a palavra e ele descobrir do que estamos falando.
Pode-se também pedir ao paciente que escreva as palavras que ele lembrar que foram formadas… bem, aí a gente usa nossa criatividade. Com esse jogo podemos trabalhar atenção, função executiva, linguagem e memória.


     


Esse jogo pode ser trabalhado com aluno de serie iniciais, é útil para desenvolver e estimular o cognitivo, do aluno formando palavras usando as letras do alfabeto que estão nas carta do baralho pingo no I podendo ser trabalhada tanto no ambiente escolar quanto nas atividades de casa.

Um comentário:

  1. Gostei do material postado, além de diversão, é usado na educação; com certeza os alunos irão gostar muito.

    ResponderExcluir